Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de março de 2013

Em NOTA OAB repudia ação da PM contra estudantes da UFMT

Reprodução.Agua boa news

A diretoria da OAB/MT vem repudiar em nome de toda a advocacia mato-grossense a atitude dos policiais militares que agrediram estudantes universitários durante o protesto nesta quarta-feira (6 de março) em Cuiabá e detiveram dois advogados de seu exercício profissional, impedindo-os de acompanhar a lavratura do Boletim de Ocorrências na delegacia.  
  O presidente da Seccional, Maurício Aude, a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira, o secretário-geral, Daniel Teixeira, o secretária-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos, e o diretor tesoureiro, Cleverson de Figueiredo Pintel, estão preocupados com o despreparo dos policiais em lidar com manifestações públicas em uma época em que a capital se prepara para receber um evento mundial como a Copa do Mundo de 2014.  
   “Só se via ações truculentas como essa em tempos de ditadura militar. Este é um atentado violento contra o Estado Democrático de Direito. A Constituição da República garante em seu artigo 5º, a livre manifestação, a liberdade de expressão sem censura e independente de licença. Esse fato abre precedente para abusos. Não se bate em estudantes porque simplesmente estavam protestando contra algo e, pior ainda, não se detém advogados que estão exercendo a defesa de cidadãos, como aconteceu na noite passada. São atitudes lamentáveis”, ressaltou Maurício Aude.>>>
    Para a OAB/MT os fatos devem ser apurados e os policiais militares envolvidos devem ser punidos nas esferas administrativa e criminal, inclusive deve ser investigado o fato demonstrado em vídeo publicado pelo site Olhar Direto de que os referidos agentes públicos, ao se depararem com jornalistas no local do protesto, teriam retirado suas identificações dos uniformes. “Isso é muito grave. Os acadêmicos não estavam promovendo algazarras e o protesto não era violento. Os policiais, comandados por um capitão, chegaram agredindo e atirando balas de borrachas. Muitos estudantes ficaram feridos”, pontuou.
     Além do presidente da OAB/MT, os presidentes do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Luiz da Penha Corrêa, da Comissão de Direito Penal, Waldir Caldas, e da Comissão do Jovem Advogado, Eduardo Lacerda, integrantes do TDP, Eduardo Guimarães, Ademar Santana Franco, Carla Rocha, e Marco Antônio e outros profissionais foram até o Cisc Planalto ontem à noite, defender as prerrogativas dos advogados. (Veja notícia completa abaixo)

Providências
    A OAB/MT vai promover as representações devidas pedindo penalização severa e vai desagravar os advogados ofendidos. E na tarde desta quinta-feira (7 de março), a partir das 15h, serão ouvidos os advogados Ioni Ferreira Castro, da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e da Universidade Federal de Mato Groso (UFMT), e Marco Antônio, do TDP, que foram detidos; além de estudantes da Universidade Federal. Os depoimentos serão encaminhados para a Secretaria de Segurança Pública e o Comando Geral da Polícia Militar para as devidas providências. 
     O presidente do TDP consignou que a Ordem não compartilha com essa violência e está sempre pronta a defender os direitos de manifestação, de livre expressão em todas as suas formas. “O despreparo de policiais que deveriam zelar pela segurança da população é assustador. O fato não se tratava de caso de polícia e sim de garantia de direitos individuais. Esses direitos são inegociáveis e mais inegociáveis ainda são as prerrogativas dos advogados garantidas por lei federal porque sem elas o cidadão fica indefeso. Esta é a intenção da legislação ao garantir o livre acesso dos advogados a depoimentos, documentos e salas de quaisquer órgãos públicos: garantir a ampla defesa do cidadão. A OABMT vai sempre estar presente onde houver descumprimento desses direitos”, finalizou Luiz da Penha Corrêa.
Fonte: Agua boa News

      Eu sempre gosto de analisar as coisa para depois eu da um parece, dizem que PMs foram feridos, dizem que alunos jogaram pedras, coisa que em momento algum presenciamos nesse video, ja que tem PM feridos, quais são eles, porque não aparece? segundo uma jovem que estava passando no momento disse que em momento algum os alunos agrediram os PM, e sim ele ja chegaram empurrando e atirando, um despreparo tamanho dos PM, isso porque é um estado que esta preste cedia uma Copa do Mundo, com um PM covardes.
César Fagundes


                       Veja o video e tire sua conclusões


    
Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Universitários de MT são presos e espancado por PMs durante protestos.

Reprodução: Youtube 
Um grupo de estudantes entrou em confronto com policiais militares na tarde desta quarta-feira (6), durante um ato de manifestação para evitar o despejo de 50 alunos das Casas do Estudante Universitário (CEU). Segundo estudantes presentes na manifestação, mais de dez estudantes teriam ficado feridos no combate. Cinco foram levados para o Cisc Planalto.

Os estudantes protestavam na avenida Fernando Correa da Costa, nas proximidades da loja Planeta City Lar, onde há um desvio das Obras da Copa do Mundo. De acordo com alguns estudantes, os policiais começaram a atirar balas de borracha sem aviso prévio.

“Nós fechamos uma rua, mas não tocamos em nenhum carro, não houve baderna nenhuma”, contou Celly Alves, estudante de Comunicação Social da UFMT. De acordo com a universitária, teve aluno que levou tiros de bala de borracha no rosto e mesmo assim foi preso. “Foi terrorismo”, resume a aluna. Alguns estudantes não exitam em apontar a própria reitoria da UFMT como autora de ordem para a agressão contra os estudantes.

“Os policiais chegaram a mando da reitoria e agrediram os estudantes. Eles levaram pelo menos seis presos e pelo menos dez ficaram feridos”, disse Raysa, membro do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em entrevista por telefone ao Olhar Direto.

A Assessoria de Comunicação da UFMT afirmou que a universidade irá emitir, em breve, um comunicado oficial sobre o ocorrido. A Polícia Militar também não se manifestou até o momento.

O protesto dos estudantes é pela criação de novas unidades da Casa do Estudante. As existentes estão superlotadas e a reitoria da UFMT já informou que vai despejar os excedentes até o dia 22 de março.

17h49 - Dois dos cinco alunos que foram detidos estão feridos e algemados no Cisc Planalto. Caiobi Kuhn está com pelo menos catorze marcas de disparos de bala de borracha no peito e está sangrando, junto com ele está Sérvulo Neuberger, Gabriel Gomes e Murilo Mendes. Segundo informações dos manifestantes, Murilo não estava participando da manifestação, mas apenas fotografando o ato. 

A advogada da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Ioni Ferreira Castro, está no local, mas foi impedida de acompanhar os depoimentos dos estudantes e retirada, juntamente com o jornalista do Olhar Direto, da sala de confecção do Boletim de Ocorrência. 

Cerca de 10 estudantes e professores da UFMT estão na delegacia preocupados com os estudantes detidos e aguardando informações. 

18h29 - UFMT divulga nota sobra à agressão sofrida pelos alunos da instituição, leia a integra do documento. 

Direção da UFMT e Faculdade de Direito acompanham estudantes detidos no Cisc do Planalto

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamenta o ato de violência que resultou no ferimento e na detenção de estudantes que faziam manifestação na tarde desta quarta-feira (06), na avenida Fernando Correa, próxima ao Campus, em Cuiabá. Na ação da polícia, parar a manifestação, seis alunos foram detidos e pelo menos seis ficaram feridos. A pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT, assim que acionada, dirigiu-se, de imediato, até o local e interveio junto ao comando da operação em defesa dos estudantes. Em seguida deslocou-se até a Reitoria, onde um grupo de manifestantes se encontrava reunido com o vice-reitor João Carlos de Souza Maia. “A manifestação começou dentro do campus, pacificamente”, observa ele. “A prioridade agora é verificar as condições de saúde e providenciar para que sejam liberados”, frisou. Ao mesmo tempo uma equipe da UFMT acompanhava os feridos que foram levados ao Pronto Socorro da Capital, e o prefeito do Campus, Paulino Simão de Barros dirigiu-se ao Cisc do Planalto, para onde os estudantes foram conduzidos. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Irene Melo, e a de Assistência Estudantil, Myrian Serra, se deslocaram também para lá juntamente com representantes dos acadêmicos. Nesse momento, também o vice-reitor se encontra no local acompanhando diretamente o boletim de ocorrência junto com professores e dirigentes da Faculdade de Direito que acompanharão os encaminhamentos policiais em defesa dos estudantes.


23h09 - O estudante Caiobi Kuhn acaba de ser liberado pelos policiais e passará por exâme de corpo de delito. O universitário foi o primeiro a concluir o depoimento. O rito se repetirá com os demais alunos detidos, todos estão com lesões e passarão por exâme.

Primeiro a ser liberado, Caiobi Kuhn narra que foi alvejado com cerca de 14 tiros de arma não-letal em um momento em que a manifestação já rumava para o fim. De acordo com ele, o ato estava em dispersão no momento da agressão. "Eu estava com as mãos atrás da cabeça e tentei negociar com os policiais e eles atiraram em mim", narra.

Tamanha foi a confusão que a Polícia Civil teve de convocar às pressas mais escrivães para agilizar os depoimentos.

Fonte:  olhar direto

      Sabemos que temos policias em Mato Grosso que são competentes, mas temos alguns que não passam de incompetentes, que no meu visto nunca deveria coloca uma farda para representar um estado, são PM arrogantes, incompreensíveis, maldosos, covardes pelo fato de estarem com uma arma em punho acha que tem o direito de sair atirando e ameaçando as pessoas, acompanhe o vídeo logo abaixo em 0:56 "vai some daqui, para de ficar filmando senão eu vou te da um no meio da cara..." gostaria que esse vídeo chegasse ao excelentíssimo governador Silval Barbosa, e não colocasse nenhum PMs desse no administrativo não, exonerasse todos, isso que eles merecem, não sabe mexer com gente vai cuidar de animais, ou seja, nem animais deve ser tratados dessa forma, ou  esse são os PMs que precisamos governador? essa é a segurança que vossa excelência tem para o povo Mato-grossense?
     Para mim esses PMs não passam de covardes, covardes, homem que é homem mostra a cara, se identifica, nenhum deles estava com a identificação, para começar atirar em alguem desarmado isso é covardia,  já que eles querem atirar que atire em quem ta armado.
   César Fagundes
                            Veja o video
   
Uma imagem diz mais do que mil palavras.