Powered By Blogger

sábado, 14 de abril de 2012

Parabéns Dom Aquino pelos os 54 anos

Dom Aquino 54 anos
Dom Aquino é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º48'38" sul e a uma longitude 54º55'04" oeste, estando a uma altitude de 283 metros. Sua população estimada no começo de 2007 era de 8 264 habitantes segundo dados do IBGE.
Atividades econômicas: extrativismo palmito, água mineral, produção agrícola de cana de açúcar, soja, algodão, milho, arroz, banana, coco da bahia; atividade pecuária leiteira, indústria alimentícia, e outras atividades em menor escala.
  Por volta de 1920, garimpeiros procedentes de Poxoreo abriram garimpos em Pombas, Cel. Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino. A primeira denominação da localidade foi Mutum. O nome é derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos, os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois à corrutela.
História
O município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à história mato-grossense. A Lei Estadual nº 2.492, de 24 de setembro de 1965, de autoria do deputado Walderson Coelho, determinou a alteração do nome do município de Mutum para Dom Aquino. Alguns segmentos da sociedade local relutaram na troca do nome. Afinal, desde o surgimento do primeiro núcleo de povoamento, a localidade teve o nome de Mutum. Com o tempo a comunidade passou a aceitar o novo termo.
Origem do nome
O nome da cidade é homenagem a D. Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá. Aos 32 anos conquistou o governo do estado de Mato Grosso - então província, na qual dirigiu de 1918 a 1922. Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Leia mais sobre Dom Aquino Corrêa, sua bibliografia. Ao homenagiar Dom Aquino com o nome do município, Walderson Coelho levou em consideração o currículo do religioso, e também fundamnetou sua propositura no fato de haver em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, cidade com o nome de Mutum.
Peculiaridades
O primeiro Telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Ditrito de Coronél Ponce
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Aquino
 Dom Aquino hoje:
       Antes de tudo gostaria de mostrar o que mudou em 2 anos em Dom Aquino veja Dom Aquino em 14 de Abril de 2010.
    Esse ano é ano eleitoral gostaria que a população de Dom Aquino parasse por alguns momento para refletir nos ultimos acontecimentos, passamos 2 anos depois de minha última postagem sobre o aniversário de Dom Aquino, ou seja, 3 anos 4 meses e 14 dias que o prefeito Eduardo Zeferino esta a frente do poder, agoro pergunto a todos os leitores desse blog, o que o prefeito desse querido municipio fez de benfeitoria para a sociedade?
     O que me deixa mais triste é o descaso que o nosso municipio esta vivendo, onde o prefeito não pensa na população, prova disso é a demissão dos Agente Comunitário de Sáude e Agente de Endemias, quando o prefeito fez isso ele se torna um descumprido da lei, onde é bem claro no Artigo 196 a CF
"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e
econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário
às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
  Estamos vivendo os piores dias no municipio de Dom Aquino, onde a nossas avenidas todas cheias de buracos, postes sem iluminação Publica, o mais engraçado que pagamos nos impostos.
    No Legislativo:
   Temos uma câmara de vereadores que não se importa com a população, ja tivemos uma câmara bem melhor do que essa última, uma câmara que não tem o poder de cassa o mandato de um prefeito por improbidade administrativa o que pensar dessa câmara? o dever de um vereador é de defender e sociedade, ou seja, hoje não temos ninguem que nos defenda lá no lesgistativo, o que nos resta a fazer e pensamos em mudar, e para mudamos precisamos fazer essa mudança nas  urnas, o povo de Dom Aquino precisa mudar o conceito de que um remédio, uma cesta básica, material para construção faz os obrigado a vota no candidato.
   No Judiciário: 
  O que falamos do nosso judiciário? bom melhor não falar nada, porque não sei o que anda acontecendo, não sei se a justiça aqui é uma tartaruga mesmo, ou se e falta de interesse das pessoas responsavel.
     Portanto passa se os dias e a única vontade e sonho que temos é que possamos ter uma cidade melhor, tudo isso não se passa de sonhos, porque com o poder executivo que temos, poder legislativo e judiciário fica dificil vermos uma realidade, mas não podemos deixa de sonha nunca, eu tenho um sonho e irei lutar para que esse sonho venha e realizar, lembro me alguns anos atrás quando Dom Aquino tinha jogos estaduais, onde Dom Aquino tinha a ECO PRÁIA, onde tinhamo uma praça que hoje se torno mais um local de vendas, tirando a visão da praça, mas creio que isso um dia irá mudar.
     César Fagundes
Todos direito reservado ao autor, permitida a reprodução total, desde que mencionada a fonte