Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Audiencia Publica no Fórum de Dom Aquino-MT

  Nesta Quarta-feira (21) de Setembro, foi realizada no plenário do Fórum de Dom Aquino-MT, uma audiência Publica para se tratar sobre os matadouros clandestino que estão funcionando em  situação irregular em nosso Município trazendo grave problema de Saúde pública, como:
  • Cisticercose É uma doença causada pelas larvas de Taenia solium e Taenia saginata, que se localizam nos músculos dos suínos, bovinos e outros animais e até dos humanos. 
  •    Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, presente em quase todos os animais. Porém é com os animais domésticos que o ser humano deve tomar mais cuidado, por ter um contado mais direto e diário. Apesar de os animais não manifestarem a doença são potenciais transmissores para o ser humano.

  •  Fascioliase hepática é um verme achatado, trematódeo da família dos fasciolídeos, filo Platyhelminthes, parasita dos canais biliares do boi, ovelha, cabra, porco e, raramente, do homem. Tal verme apresenta corpo de coloração avermelhada (acinzentada na porção anterior), foliáceo, achatado, com ventosa ventral e oral pequena e faringe bem desenvolvida. Também é conhecido pelos nomes de barata-do-fígado, baratinha-do-fígado, dúvia e saguaipé.
   Foi realizada uma auditoria publica de forma educativa, onde tivemos com os Paletrante Célio Fuji Médico Veterinário que falou sobre os abates clandestino mostrando alguns exemplos nos slide, de vacas sendo matada debaixo de árvores, com presença de outros animais e muita das vezes e matada em locais irregulares, ele tratou sobre esse de legalidades, falando sobre *SIM, **SISE e ***SIF, e tivemos a presença  de Alexandre analista do meio ambiente e engenheiro, que tratou sobre o assunto do meio ambiente, de onde esta sendo matado que maneira, senão esta prejudicando o meio ambiente. esteve presente o prefeito Municipal Eduardo Zeferino, que falou  sobre projeto que tinha feito sobre o SIM,  segundo ele a câmara de vereadores não aprovou o projeto.
   No final a Drª Gileade Maia deu o seu parecer com relação o acontecimento, falando que todos teriam que assinar um ¹TAC, não é obrigatório, mas que todos a parti de hoje estaria proibido de comercializar carne bovina quanto suína, e quem não acatasse as ordem terão por consequencia multa diária de 2 mil reias, e deixando que a única alternativa enquanto não é implantada o SIM na cidade precisa ser comercializada carne de frigoríficos.
*S.I.M - Serviço de Inspeção Municipal
**S.I.S.E. - Serviço de Inspeção Sanitária Estadual
***S.I.F. - Serviço de Inspeção Federal
¹ T.A.C- Termo de ajustamento de Conduta. 
 César Fagundes
Todos direito reservado ao autor, permitida a reprodução total, desde que mencionada a fonte