Powered By Blogger

terça-feira, 13 de abril de 2010

Parabéns Dom Aquino

Dom Aquino é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º48'38" sul e a uma longitude 54º55'04" oeste, estando a uma altitude de 283 metros. Sua população estimada no começo de 2007 era de 8 264 habitantes segundo dados do IBGE.
Atividades econômicas: extrativismo palmito, água mineral, produção agrícola de cana de açúcar, soja, algodão, milho, arroz, banana, coco da bahia; atividade pecuária leiteira, indústria alimentícia, e outras atividades em menor escala.
Por volta de 1920, garimpeiros procedentes de Poxoreo abriram garimpos em Pombas, Cel. Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino. A primeira denominação da localidade foi Mutum. O nome é derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos, os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois à corrutela.

História
O município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à história mato-grossense. A Lei Estadual nº 2.492, de 24 de setembro de 1965, de autoria do deputado Walderson Coelho, determinou a alteração do nome do município de Mutum para Dom Aquino. Alguns segmentos da sociedade local relutaram na troca do nome. Afinal, desde o surgimento do primeiro núcleo de povoamento, a localidade teve o nome de Mutum. Com o tempo a comunidade passou a aceitar o novo termo.
Origem do nome
O nome da cidade é homenagem a D. Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá. Aos 32 anos conquistou o governo do estado de Mato Grosso - então província, na qual dirigiu de 1918 a 1922. Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Leia mais sobre Dom Aquino Corrêa, sua bibliografia. Ao homenagiar Dom Aquino com o nome do município, Walderson Coelho levou em consideração o currículo do religioso, e também fundamnetou sua propositura no fato de haver em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, cidade com o nome de Mutum.
Peculiaridades
O primeiro Telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Ditrito de Coronél Ponce

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Aquino

Dom Aquino hoje
Nesta quarta-feira dia 14 de abril de 2010, a cidade de Dom Aquino estará
completando 52 anos, um cidade que tem hoje como gestor público o exelentissimo prefeito Eduardo Zeferino que foi eleito a eleição passada, onde esta a frente da prefeitura a 1 ano e 4 meses e 14 dias, onde o que podemos observa o que ele tem feito para a sociedade Dom-aquinense são corta as arvorés da via publica e um descaso com a sociedade, ruas emburacadas, postes sem energia, onde nós cidadãos dom-aquinense pagamos nossos impostos, (iluminação pública), e não estamos tendo recompensa vamos ser dizer, e para onde esta indo esse dinheiro? não querendo puxar saco, dos gestores anterior, mais pelo menos as ruas não ficavam emburadas, a esse ponto,  luz nas vias publica tinha não 100%, mais tinham, é triste você que sonha por uma cidade melhor, ver a sua cidade nessa situação até onde vamos com esse descaso com a população do municipio de Dom Aquino? fica aqui minha pergunta aqui esta uma das prova  clique aqui e veja.
César Fagundes
Todos direito reservado ao autor, permitida a reprodução total, desde que mencionada a fonte