Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parabéns Corinthians pelos 101 anos

Há 101 anos, a esquina das ruas Cônego Martins e dos Imigrantes (atual José Paulino), no bairro do Bom Retiro, recebia as primeiras reuniões que deram origem ao Corinthians. Cinco operários - profissão mais comum naquela São Paulo de 1910 - tiveram a ideia de fundar um clube que fugisse da elite dominante na cidade, representada principalmente por Paulistano, Germânia e São Paulo Athletic. Na época, a capital Paulista tinha pouco mais de 300 mil habitantes. Tais clubes eram muito identificados com colônias - alemã, no caso do Germânia, e inglesa, no caso do São Paulo Athletic. Por isso, a necessidade de um time mais "nacional" era latente.
Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira, pintores de parede, Rafael Perrone, sapateiro, Anselmo Correia, motorista, e Carlos Silva, trabalhador braçal, foram os responsáveis pela iniciativa. Após discutirem o possível novo clube em alguns encontros, eles fundaram oficialmente o Corinthians à luz de um lampião. Entusiasmados, chamaram a nova instituição de "time do povo" e foram oficializar o acontecimento em um salão de barbearia. Nascia ali um gigante.
O dono da barbearia, na esquina das ruas Júlio Conceição e dos Italianos, em São Paulo, era o imigrante italiano Salvador Battaglia. Seu irmão, Miguel, foi eleito primeiro presidente do clube no mesmo 1º de Setembro da fundação. A ata da reunião que definiu toda a nova diretoria, teria sido feita no alto de uma palheta, e não em papel. Mesmo vindos da Europa, os irmãos Battaglia queriam um clube com identidade própria e bem brasileira.
Fotos: blog tudoseemnocao
O advogado José Luiz Battaglia, neto de Salvador, ressalta a importância que o avô teve no surgimento do Timão. Seja cedendo o espaço para as reuniões, seja contribuindo financeiramente.
- Meu avô era muito sortudo. Ganhou na loteria duas vezes na vida. Na primeira, deu um suporte para a fundação do Corinthians, ajudou em muita coisa para construir o clube. Ele e Miguel queriam criar identidade dentro do Brasil, mesmo tendo uma colônia por trás. Gostavam do país de origem, mas já eram brasileiros de coração - afirmou Battaglia.
Foto: Comunidade

101 Anos de Corinthians

Os imigrantes queriam criar identidade dentro do país"José Luiz BattagliaSalvador e Miguel moravam nos fundos da própria barbearia e travavam ali as discussões sobre o futuro do novo clube. Ajudaram a comprar a bola, ainda que Miguel tenha ficado apenas 15 dias na presidência do Corinthians. Depois, mudou-se para o interior Paulista. Alexandre Magnani, fundidor, assumiu o cargo e só saiu em 1914.
Nos dois primeiros anos, o Timão atuou apenas na várzea. Outro italiano, Luiz Fabbi, foi o autor do primeiro gol da história corintiana, na vitória por 2 a 0 sobre o Estrela Polar, segundo jogo do novo clube.
A partida inaugural do Corinthians ocorreu na Várzea da Lapa, contra um time do bairro, o União Lapa. A equipe da zona oeste de São Paulo era uma das mais respeitadas no meio varzeano e encontrou dificuldades para vencer por 1 a 0. A derrota pelo placar mínimo foi motivo de festa no Bom Retiro. O Timão entrou em campo com Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabbi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.
 Essa é uma grande homenagem ao time do meu coração, parabéns corinthians pelos 101 anos de alegria e de Glória, somos mais de 30 milhão de louco por ti CORINTHIANS, você é um time inesquecivel para mim o melhor time do mundo.
 Participe da Clique aqui   Comunidade 101 Anos de Corinthians
César Fagundes